quarta-feira, 29 de abril de 2015

(CEFET-2015)

RESPOSTA LETRA C

NO PERÍODO HOUVE:

  1.  EXPANSÃO DO CRÉDITO.
  2. AMPLIAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR, POIS HOUVE MELHORIA NA RENDA DA POPULAÇÃO, SOBRETUDO , A CLASSE C (classe média com renda mensal entre R$ 1.064 e R$ 4.591).
  3. SATISFAÇÃO DA DEMANDA REPRIMIDA DE BENS DURÁVEIS, POIS HOUVE REDUÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE MERCADORIAS E NÃO SUA EXTINÇÃO COMO RELATA A OPÇÃO C (A ERRADA).





QUESTÃO CEFET-2015

(CEFET-MG, 2015) Observe a situação hipotética expressa no quadro abaixo com horários de voos partindo de Belo Horizonte (Brasil), localizada no terceiro fuso horário a oeste de Greenwich, com destino a Roma (Itália), no primeiro fuso a leste.



Considerando-se que a Europa está em horário de verão e que se pretende chegar à cidade de destino antes das 17h, deve-se optar pelo voo

a) 3217
b) 3219
c) 3341
d) 3344

PRIMEIRA OBSERVAÇÃO: A DIFERENÇA ENTRE AS DUAS CIDADES É 4 FUSOS-HORÁRIOS (LOCALIZADOS À LESTE)

SEGUNDA OBSERVAÇÃO: A EUROPA ESTÁ NO HORÁRIO DE VERÃO (UMA HORA ADIANTADA).

TERCEIRA OBSERVAÇÃO: ANALISAR A DURAÇÃO DOS VOOS.

SOMO AS HORAS E OS MINUTOS SEPARADOS, DEPOIS RETIRO O VALOR MÁXIMO DAS HORAS (24 HORAS) E DOS MINUTOS (60 MINUTOS).

OPÇÃO A (17HORAS+18HORAS):(55MINUTOS+ 20MINUTOS)=
(35-24):(75) --> (60 MINUTOS = 1 HORA) --> (75-60=15 MINUTOS)
(35+1-24):(15)
12:15 + 4 HORAS FUSOS LOCALIZADOS À LESTE DE BH + 1 HORA (HORÁRIO DE VERÃO)= 17:15.

OPÇÃO B (16HORAS+20HORAS):(40MINUTOS+ 20MINUTOS)=
(36 +1-24):(60) -->(60 MINUTOS = 1 HORA) --> (60-60=00 MINUTOS)
13:00 + 5 =18:00 HORAS.

OPÇÃO C (14HORAS+20HORAS):(42MINUTOS+ 53MINUTOS)=
(34+1-24):(85)-->(60 MINUTOS = 1 HORA) --> (95-60=35 MINUTOS)
 11:35 + 5 = 16:35  (O MELHOR HORÁRIO DE VOO PARA CHEGAR ANTES DAS 17 HORAS).

OPÇÃO D (16HORAS+21HORAS):(14MINUTOS+ 01MINUTOS)=
(37-24):(15) 
13:15 + 5 = 18:15

OBS. NESSE CASO AQUI : NÃO É O SINAL DE DIVISÃO, USEI PARA EXPRESSAR A DIVISÃO HORA: MINUTO.

AS CINCO HORAS QUE SOMO NO FINAL DE CADA QUESTÃO A PARTIR DA ALTERNATIVA B SÃO: 4 HORAS DA DIFERENÇA A MAIS HORA (4 FUSOS HORÁRIOS A DIREITA DE BH + 1 HORA DO HORÁRIO DE VERÃO NA EUROPA), COMO EXPLIQUE NA ALTERNATIVA A.

ACHO QUE NÃO É A FORMA OFICIAL, MAS CONSEGUIMOS ACHAR O  RESULTADO.

domingo, 26 de abril de 2015

(CEFET-MG 2014)

 Analise o mapa a seguir. 


 As áreas em negrito referem-se a

a) evolução do rift valley. 
b) intensa atividade sísmica. 
c) obducção de placas tectônicas. 
d) formação de cadeias mesoceânicas.

LETRA B, PORQUE mostra o Círculo de fogo do Pacífico, uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica (intensa atividade sísmica) e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas (fossas), arcos vulcânicos, couraças vulcânicas, cinturões de vulcões e movimentos de placas tectônicas.



LIMITES ENTRE AS PLACAS TECTÔNICAS


A convergência crosta oceânica-crosta continental – O exemplo mais emblemático é o da cordilheira dos Andes (conjunto de montanhas) presentes na parte oeste da América do Sul. Nas áreas próximas a esse tipo de convergência observamos fenômenos como terremotos e vulcanismo.


A convergência crosta oceânica-crosta oceânica – O Japão é formado por um arquipélago (conjunto de ilhas). Grande parte dessas ilhas surgiram desses arcos vulcânicos, formados quando a “placa mais antiga” mergulha sob a “mais nova”. Nas áreas próximas a esse tipo de convergência observamos fenômenos como terremotos e tsunamis (reflexos de terremotos e deslocamentos que ocorrem próximo ou no fundo dos oceanos).


A convergência crosta continental-crosta continental – O Himalaia, localizado na Ásia é uma cadeia montanhosa que surgiu do encontro de suas placas. Nas áreas próximas a esse tipo de convergência observamos fenômenos como terremotos e vulcanismo. O último terremoto ocorrido no Nepal no dia 25/04/2015 está relacionado com esse tipo de limite convergente.



Referências bibliográficas


ALMEIDA, Lucia Marina; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2005.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

APLICAÇÃO PRÁTICA – ESCALA GRANDE E ESCALA PEQUENA

Quanto MAIOR for o denominador da fração que representa a escala, MENOR será a escala. Quanto MENOR o denominador, MAIOR a escala.

ESCALA GRANDE – Plantas, mapas que mostram trechos de cidades, etc. – até 1:20.000. (MAIOR RIQUEZA DE DETALHES)
ESCALA PEQUENA – mapas que representam continentes, atlas, globo terrestre. – acima de 1:250.000. (MENOR RIQUEZA DE DETALHES)

Tendo em vista a sequência de mapas apresentados considere as afirmativas que se seguem:
(F) Os mapas A, B, C e D estão organizados em ordem decrescente de escala;
(V) O mapa D representa uma ampliação de parte do que se apresenta no mapa C;
(V) O mapa que representa o continente europeu foi construído em uma escala pequena;
(F) Em comparação, o mapa D apresenta escala maior que o mapa B. No primeiro mapa é possível se observar menos detalhes e uma área maior;
(V) Uma pessoa que deseja viajar por uma cidade deve procurar um mapa de escala semelhante a do mapa C;

A sequência correta é: 
   a) F-F-V-F-V
   b) V-V-V-F-V
   c) V-F-V-V-F
Xd) F-V-V-F-V


Comentários:

A primeira afirmação está errada, porque a ordem é CRESCENTE (de uma ESCALA PEQUENA, que representa o continente europeu para uma ESCALA GRANDE, que representa a cidade de Roma).

A segunda afirmação está correta, porque representa uma ampliação.

A terceira afirmação está correta, porque a escala do mapa é pequena.

A quarta afirmação está errada, porque observamos mais detalhes e uma área menor no mapa D.

A quinta afirmação está correta, porque o mapa C é ideal para se deslocar melhor pela cidade, por causa da riqueza de detalhes.

AO FAZER UMA QUESTÃO SEMELHANTE A ESTA, PROCURE ANALISAR PRIMEIRO AS AFIRMAÇÕES QUE VOCÊ TEM ALGUM CONHECIMENTO E EM SEGUIDA, TENTE RESOLVER AS OUTRAS POR:

·         ELIMINAÇÃO – DE ACORDO COM AS OPÇÕES DE SEQUÊNCIAS A SEREM MARCADAS. POR EXEMPLO, SE EU SEI QUE A PRIMEIRA É FALSA, A SEGUNDA É VERDADEIRA, EU JÁ POSSO ELIMINAR AS QUESTÕES B, C.

·         CONTRADIÇÃO – SE EXISTE UMA AFIRMAÇÃO QUE CONTRADIZ A OUTRA. (UMA AFIRMATIVA É O CONTRÁRIO DA OUTRA).


·         DETALHAMENTO E COMPARAÇÃO - SE VOCÊ CONHECE O ASSUNTO TESTADO POR UMA QUESTÃO, MAS ESTÁ TENDO DIFICULDADES EM RESPONDER A ELA PORQUE PARECE HAVER MAIS DE UMA RESPOSTA POSSÍVEL, COMPARE-AS COM CUIDADO.  DEVE HAVER ALGUM DETALHE EM UMA DAS ALTERNATIVAS QUE A TORNE INCORRETA. 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Escalas

A escala indica a relação entre a distância real (no terreno) (D) e a distância (d) representada nos mapas.

A escala pode ser:

a)  Gráfica.



b) Numérica - representada por uma fração.


1/10.0000 

O numerador indica a distancia real (no terreno) (D) e o denominador, a distancia representada nos mapas (d).

Fórmula para calcular a Escala.

E=D/d

Exemplo 01:

Para um rio que no mapa de 1:50.000 tem 50cm, qual será a distância real deste rio?

d = 50cm

D = ?

E = 50.000

E=D/d

50.000=D/50

D= 50cm x 50.000

D= 2.500.000cm - Para transformar de cm para km "cortamos" 5 zeros.

D = 25km


Exemplo 02:

Para uma estrada que no mapa mede 80cm e sua distância real é de 80km, qual é a escala do mapa?

d = 80cm

D = 80km= 8.000.000 cm - Para transformar em centímetros, acrescentamos 5 zeros

E = ?

E=D/d

E= 8.000.000/80

E = 100.000

ou seja, a escala numérica do mapa é de 1:100.000